segunda-feira, 30 de março de 2009

SER ESPECIAL



Tem estado na moda dizer-se que Fulano ou "Beltrana" é especial.
Esteve há pouco tempo na moda dizer-se que um treinador de futebol era o Especial.
Há uns anos era o bacalhau com natas que a minha bisavó fazia que era especial.
Que se passou afinal para este adjectivo ser transportado das natas do sublime bacalhau para um imprescindível elemento auxiliar da caracterização de tantas almas, consubstanciando-se na derradeira fase numa antonomásia se bem que fruto de uma tradução à letra que "the special one" não se coibiu de fazer.
Importa uma reflexão "séria q.b." e profunda sobre o significado de se ser especial porque se há algo que não pode cair na banalidade é a especialidade sob pena de o conceito perder o seu efeito útil.
Claro que todos somos especiais, mas por sermos todos especiais desde que concebidos (resultamos de um espermatozóide especialmente rápido, forte e inteligente) até que morremos (com honras de aparecer no jornal, pelo menos na secção de necrologia), há que encontrar nesta panóplia de seres tão semelhantes, aqueles que se distinguem no decurso das suas vidas.
Isto porque ser especial é em primeiro lugar ser diferente.
Atrevo-me a dizer com toda a certeza que ser especial é ser positivamente diferente.
Ha sempre uma conotação positiva na palavra especial e até quando utilizada para situações que poderiam ser menos agradáveis visam suavizar a forma como encaramos o assunto ( ocorre-me o exemplo do ensino especial).
Este conceito fechado e conclusivo de se ser especial, apenas diz respeito a qualidades das pessoas (ah, ela é especial...) e só assim se explica o absurdo de uma discussão com este teor:
- Meu grande cabrão, filho de uma grande p..., urso de m..., paneleiro do c....
- És mesmo especial.
- O quê????Não acredito que disseste isso de mim.Vou ter mesmo de te arrebentar todo.
Curioso, apressei-me a procurar na wikipedia, tábua salvadora de todos os pseudo- escritores deste planeta, a definição de especial, de modo a saber, se a maior enciclopédia do mundo atribuía essa conotação positiva que defendo e constatei que esta ferramenta é especialmente omissa nesta matéria.
Continuando esta tentativa de descobrir o que é ser se especial, deparo-me com uma inevitável questão:
Somos especiais porque simplesmente somos especiais, qual condição inerte e inata que não sai do nosso ser, a qual todos os outros mesmo com baixo nivel de miopia e estigmatismo o conseguem ver ou será que somos especiais apenas aos olhos de certas pessoas e tudo é subjectivo explicando-se assim a razão de sermos especiais para umas pessoas e banais para outras?
Resposta: Ambas as justificativas são plausíveis de garantir a especialidade humana.
Mais!Apenas se é especial quando as duas hipóteses se unem.
Ser especial é antes que tudo sermos nós próprios, porque ninguém é especial a ser o que não é ou a fazer algo para o qual está limitado...
Minto...
Quem tenta ser especial a ser o que não é, é especial...especialmente ridiculo.
Veja-se o exemplificativo caso de Xau Min Hung, o anão chinês que tentou uma carreira na nba, sendo o seu caso apelidado de "anedota do ano" pela cruel imprensa norte americana.
Quem diria que Xau Min Hung seria hoje dos nomes mais respeitados da indústria circense, onde exerce a bonita actividade de "homem bala", Xau conseguiu voar de uma actividade onde era visto como uma ridícula ave rara, para uma outra onde se tornou especial e mesmo uma lenda viva (viva pelo menos enquanto não aumentarem a distância de voo como pretendem fazer este ano) por ter ganho 4 vezes consecutivas o mini canhão de ouro, distinção máxima para quem exerce a sua profissão.
Por isso concluo que ser especial é uma qualidade que têm de ser temporal, ninguém é especial a vida toda.Ha as bestas e os bestiais, há os que foram bestas e hoje são bestiais e há os que bestiais foram e hoje são grandes bestas.
Finalmente, na posse de um dicionário, nada melhor que terminar, transcrevendo a definição que está no dito:
Especial:
do Lat. speciale
adj. 2 gén.,
relativo a uma espécie; próprio; peculiar; característico, particular; exclusivo; privativo; singular; excelente; fora do comum.
Desculpem-me os entendidos na matéria, mas depois de tanto dissertar sobre este assunto, legitimo-me a criticar a a afirmar que só têm necessidade de utilizar tantas palavras para definir "especial" quem nunca provou o bacalhau com natas que a minha bisavó tão bem fazia.

JPC2009